Equipa



Claudino Matos

É Doutorado em Produção Animal com uma especialização em Genética e Melhoramento Animal. Integrou os quadros da ACOS em 2006 e, entre outras atividades, é assessor de da direção, é responsável pelo programa de conservação e melhoramento da raça ovina Campaniça, e é responsável pela coordenação de projetos IE&D.
Tem uma vasta experiência na coordenação de projetos nacionais e internacionais. Representa ainda a ACOS na Direção do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo e será responsável pela comunicação com a Unidade de Coordenação do Alentejo2020.

Helena Monteiro

É Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Lisboa onde obteve também o grau de Mestre em Produção Animal. É responsável e a Diretora Técnica do Laboratório Veterinário da ACOS e colabora em diversos projetos de IE&D. A sua contribuição para as Atividades 1, 3 e 5 é crucial. As análises coprológicas serão realizadas parcialmente no Laboratório da ACOS em colaboração e sob supervisão do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Évora.

Miguel Madeira

É licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Lisboa. Chefia o departamento da sanidade Animal da ACOS e é o coordenador do Agrupamento de Defesa Sanitária de Beja sedeado na ACOS. O seu papel no projeto é facilitar a comunicação com os médicos veterinários assistentes e com os criadores de ovinos.

João Santos

É licenciado em Gestão de Empresas e é o responsável pelo sector administrativo da ACOS. Tem vasta experiência na execução e processamento administrativo de documentação diversa relacionada com projetos e será o responsável por essa tarefa neste projeto.

Lino Tábuas

Nasceu na Moita, possui Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela Universidade de Évora. Exerceu clínica de animais de produção. Participa em todas as atividades do projeto, nomeadamente na colheita, processamento e armazenamento de todo o tipo de dados/amostras de campo. Colabora em todas as atividades assegurando a ligação entre os diferentes parceiros do projeto. Reporta também ao coordenador do projeto.


Sandra Branco

Obteve a Licenciatura pela Universidade de Lisboa. Iniciou funções na Universidade de Évora em 1996 e é responsável pelo laboratório de Anatomia Patológica do Hospital Veterinário da Universidade de Évora desde 1999, dedicando-se à realização de necrópsias, diagnósticos por exame histopatológico e cipatológico. Obteve o doutoramento pela UE em 2010 e integrou a direção da Sociedade Portuguesa de Patologia Animal entre Maio de 2007 e Maio de 2011. Na atualidade, é Professora Auxiliar do Departamento de Medicina Veterinária, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Évora.

Elisa Bettencourt

Nasceu em Serpa, Alentejo, local onde inicia a sua atividade veterinária de animais de grande porte. Obteve a licenciatura em Medicina Veterinária pela Universidade de Lisboa em 1994, o Mestrado em produção animal, em 1999, e o Doutoramento em Medicina Veterinária, em 2009. Integrou o corpo docente da Universidade de Évora em 1999, sendo responsável pelo Departamento Clínico para o ensino de veterinária de animais de grande porte existente no Hospital da Universidade de Évora. Na atualidade, é Professora Assistente do Departamento de Medicina Veterinária, Escola de Ciência e Tecnologia, Universidade de Évora

Ludovina Padre

Licenciada em Medicina Veterinária em 1991, no Instituto Superior de Medicina Veterinária e Ciência Animal, Bulgária. Concluiu o Mestrado em 1995 e Doutoramento em 2004 em Ciências Veterinárias no Instituto de Investigação Científica Tropical/Faculdade de Medicina Veterinária (atual Universidade de Lisboa). Actualmente é Professora Auxiliar do Departamento de Medicina Veterinária, Escola de Ciência e Tecnologia, Universidade de Évora, responsável pelo ensino de Parasitologia Veterinária. Tem desenvolvido trabalho na com estrongilídeos gastrointestinais, na relação entre populações de parasitas/hospedeiros, incluindo a avaliação da resposta de pequenos ruminantes à infeção por EGI e adaptação de métodos de controlo integrado e sustentável.

Pedro Henriques

Nasceu na Ilha da Madeira, Portugal, é Engenheiro em Agronomia pelo Instituto Superior Técnico, Lisboa, com um Mestrado e um Doutoramento em Economia Agrícola, pela Universidade de Ohio e Universidade de Reading, respetivamente. É Professor no Departamento de Economia, Universidade de Évora, Portugal. As áreas de interesse para investigação são principalmente a agricultura, a economia e políticas de recurso. Participou em diversas conferências, seminários e projetos de investigação sobre estas matérias e em programas de cooperação para o desenvolvimento, especialmente com Angola e Timor Leste. Os temas de maior interesse são eficiência agrícola; política da água e direitos humanos; terra, género e desenvolvimento.

Ricardo Romão

Possui licenciatura em Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, Mestrado em ciência animal e Doutoramento em Medicina Veterinária. Inicia na Universidade em 1999, colabora nos departamentos clínicos e de cirurgia do Hospital Veterinário da Universidade de Évora. Na atualidade, Professor Assistente do Departamento de Ciência Animal, Escola de Ciência e Tecnologia, Universidade de Évora.


António Marcos Ramos

Possui um Doutoramento em Produção Animal e Genética e é o Investigador Principal do Grupo de Genómica Animal e Bioinformática no CEBAL. Possui vasta experiência em projetos de investigação ao nível académico e da indústria, no campo da genética animal e das plantas. Participou em 20 e em 63 projetos de investigação ao nível académico e de indústria, respetivamente, financiados por diferentes agências, empresas e organismos em Portugal, na União Europeia e Estados Unidos. Entre os interesses ao nível da investigação encontram-se a produção animal e vegetal, o melhoramento genético de animais e plantas, incluindo ferramentas bioinformáticas e análises de última geração de sequenciação para decifrar a regulação genética de caracteres complexos de importância económica em animais e plantas.
É autor e coautor de 2 patentes internacionais, 2 capítulos de uma obra, 29 artigos de jornal (Híndice 14, i10-índice18, 860 citações) e 63 apresentações em conferências. Possui um a experiência significativa na supervisão de estudantes de licenciaturas, mestrados, doutoramentos e pós doutoramentos, num total de 11 supervisões (5 em curso). Teve ainda referência de diversas publicações científicas. A participação de António Marcos no projeto é crucial para o sucesso do mesmo.


Nuno Carolino

É doutorado em Ciência Animal. É o Ponto Focal Nacional para os Recursos Genéticos Animais da FAO e responsável pelo Departamento de Genética e Melhoramento Animal do INIAV. É especializado na produção animal e genética, possuindo uma vasta experiência na realização de projetos de Investigação e Desenvolvimento. É professor convidado na Faculdade de Medicina Veterinária (Escola Universitária Vasco da Gama).


Carlos Bettencourt

É licenciado em Medicina Veterinária, detendo um Mestrado e um Doutoramento em Ciências Veterinárias. Especializou-se no campo da Reprodução Animal e as suas competências no ensino incidem na Teriogenealogia e na Clinica dos Animais nas explorações. É o Responsável pelo Centro de Experimentação do Baixo Alentejo e possui vasta experiência na dinamização de projetos de I&D tanto no plano nacional como no internacional. O seu contributo no projeto incidirá em todas as actividades previstas.

Parceiros
Apoios