Porque é importante o controlo destas doenças?


Para além dos aspectos económicos, o controlo destas doenças é imprescindível e tem a ver com múltiplas questões que incluem a saúde animal e humana, o bem estar animal e o ambiente. 

Além das perdas económicas, o controlo destas doenças é de extrema importância uma vez que os seus agentes causadores poderão desenvolver resistências aos meios convencionais de combate, nomeadamente antibióticos e desparasitantes. Por selecção natural os agentes causadores de doenças tornam-se resistentes à acção dos medicamentos o que obriga à administração sistemática e em larga escala de medicamentos, que representam, nos nossos dias, um problema sério para a saúde humana e animal. Há também restrições de natureza ambiental no que respeita ao sulfato de cobre ou de zinco, normalmente utilizados nos pedilúvios, como medida profilática e terapêutica de combate à peeira.

Como alternativa a esta abordagem, e fruto dos avanços no campo da genética molecular, tem sido sugerido a utilização de ferramentas genéticas que permitam a selecção de animais naturalmente resistentes às doenças. Por exemplo, todos os pastores observam que num mesmo rebanho existem animais que todos os anos contraem peeira, enquanto outros, que com eles coabitam, nunca manifestaram a doença. Há evidência científica que demonstra a existência de uma base genética para estas diferenças e decifrar essa componente é o grande objetivo deste projeto.

Parceiros
Apoios